CME-ANTICORPOS ANTI-PEROXIDASE TIREOIDIANA

SairImprimir



Descrição do Documento
Aprovador1:Odilon Denardin
Versão do Documento:4
Regional/Marca: DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA
Setor no Laboratório:ANALISES CLINICAS
Seção no Laboratório:HORMONOLOGIA
Nome do Exame-Procedimento:ANTICORPOS ANTI-PEROXIDASE TIREOIDIANA
Doenças Relacionadas - A: TIREOIDITE CRONICA LINFOCITICA
Doenças Relacionadas - B: ARTROPATIA DO HIPOTIROIDISMO
TIREOTOXICOSE COM OU SEM BOCIO
HIPOTIREOIDISMO ADQUIRIDO
ARTROPATIA DO HIPERTEIROIDISMO
BOCIO NAO ESPECIFICADO
Doenças Relacionadas - C: HIPOTIREOIDISMO CONGENITO
Código do Documento:CME-00192-DASA
Sinônimos: Anti TPO.
Metodologia DA e Outros - Equipamentos:Quimioluminescência: método com duplos anticorpos que se ligam a diferentes epítopos do antígeno, no caso a peroxidase tireoidiana, um ligado a uma fase sólida e o outro marcado. Após a reação é feita a leitura do marcador luminoso. Na reação típica dos ensaior imunométricos, o Ag liga-se ao Ac de captura
e o segundo Ac, marcado, liga-se a esse complexo, formando um “sanduiche” => [ Ac___AntiTPO____Ac*].
Após feita a lavagem, este complexo é separado e é feita a contagem, que é diretamente proporcional à
concentração dos analitos.
Indicações:Avaliação de doença auto-imune tireoidiana.
Significância de Resultados:Anticorpos anti TPO positivos têm alta sensibilidade para o diagnóstico da tireoidite auto-imune, correlacionando-se com a histopatologia em mais de 90% dos casos. Estão positivos em 75 a 95% dos pacientes com tireoidite de Hashimoto e em, aproximadamente, 80% dos pacientes com doença de Graves.
O guia da NACB (Naitonal Academy of Clinical Biochemistry), sobre alterações tireoidianas, sugere que os anticorpos anti-TPO sejam dosados em pacientes com síndrome de Down, e naqueles que iniciarão tratamento com amiodarona, interferon alfa, interleucina 2 e lítio, uma vez que esses estariam mais propensos a apresentar alteração tireoidiana quando anti-TPO positivos. Também sugerem que a sua positividade indica maior risco para disfunção tireoidiana durante a gravidez e para perda fetal em fertilização in vitro.
Interpretação Clínica:o anticorpo anti TPO é útil na investigação de pacientes com bócio ou disfunção tireoidiana, nos quais haja suspeita de etiologia auto-imune Títulos elevados em pacientes hipo ou eutireoidianos com bócio difuso ou nodular sugerema fase de tireoidite de Hashimoto e, em pacientes hipertireoidianos, sugerem a fase de doença de Graves.
50% das pacientes com anti TPO positivo no início da gravidez desenvolvem tireoidite pós-parto. E aquelas com antiTPO positivo + forma hipotireoidea de tireoidite pós-parto + padrão hipoecogênico ao US de tireóide têm o risco relativo de disfunção tireoidiana a longo prazo, aumentado.
Podem estar positivos, geralmente em títulos menos elevados do que os encontrados na tireoidite de Hashimoto, em patologias extra-tireoidianas, em familiares de pacientes com doença auto-imune tireoidiana, em pacientes com outras doenças auto-imunes ou ainda, em 9 a 27% da população saudável, geralmente em títulos mais baixos, não significando que evoluirão para hipotireoidismo.
Exames Correlatos:US tireóide, TSH, T4 livre ou total T3 livre ou total, Anticorpos antitireoglobulina, TRAb, PAAF, histopatologia.
Bibliografia:Demers LM, Spencer CA. Laboratory medicine practice guidelines: laboratory support for the diagnosis and monitoring of thyroid disease. Clin Endocrinol 2003; 58: 138-40.
Devendra D, Yu L, Eisenbarth GS. Endocrine autoantibodies. Clin Lab Med 2004; 24(1): 275-303.
Premawardhana LDKE, et al. Postpartum thyroiditis and long term thyroid status:prognostic influence of thyroid peroxidase antibodies and ultrasound echogenicity. J Clin Endocrinol Metab, 85:71-9, 2000.
Saravanan P, Dayan C. Thyroid antibodies. Endocrinol Metab Clin, 30: 315-7, 2001.
Links Bibliográficos:


www.eurothyroid.com, www.lats.org


Dados do Documento
Autor do Documento: Rosita Fontes
Data de Criação: 05/09/2002

Aprovação do Documento
Aprovador: Odilon Denardin
Data da Implementação: 28/06/2007
Data da Aprovação: 28/06/2007
Status Geral do Documento:Ativa



Histórico
HistóricoDocumento Criado em Rascunho por: Rosita Fontes em 26/06/2007 07:03
Documento foi enviado para Aprovação por: Rosita Fontes em 28/06/2007 13:58 para Odilon Denardin
Documento foi Aprovado por: Odilon Denardin em 28/06/2007 14:34